quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

2º dia

Hoje fui passear com a Joana e o outro português por Haia. Ele esteve-nos a mostrar o centro da cidade e não foram poucas as vezes que pensei estar no cenário de um filme medieval - e isto porquê? Não devido à sua bonita arquitectura, às calçadas, ao palácio do palarmento que veio direitinho da "Bela e o Monstro" - Aqui ainda não chegou aquela bela invenção (que a minha mãe tanto gosta): os estores! Não são os holandeses que não os põem para baixo - eles não existem mesmo. Então, vais a andar na rua e vês uma linda senhora de meia idade a lavar a loiça, um casal a ver televisão, a colcha do vizinho, a cómoda com os bibelôs, os livros na estantes... (juro que não deu para ver nada mais interessante, mas eu, como bom tuga, lá ia olhando de esguelha)
A faculdade parece um ovni de 4 estrelas com sabor de 5. Acho que se eles, um dia, forem à FCSH vão pensar que estão numa prisão da Burkina Faso. Ora bem, no exterior daquele rebuçadinho de modernidade estilo EXPO 98 existe um passeio que tem pequenas falhas por onde passa água. Dados os graus negativos que se fazem sentir neste momento essa água congelou. Mais uma vez, tuga que sou, tive de ir lá pôr o pé para ver se era mesmo gelo (não pai, não dei uma palhaça), simplesmente o gelo partiu-se em mil pedaços fazendo aquele barulhinho maravilhoso que ouvimos no Ice Age quando o esquilo está a tentar esconder a avelã e começa a Idade do Gelo. É um facto, senti "borboletas no estômago" quando ouvi aquele barulho.
  1. O café custa 1,75€ mas o cappucino só custa 2€, logo vou ficar mais gordo por estas bandas.
  2. Mais um jantar: 3 gregos, 2 holandesas, e uma meio grega meio russa com passaporte moldavo.
  3. Aqui vemos muitas meninas de véu.
  4. Fomos pôr uma grega a casa (ela vive noutra residência a 5 minutos daqui) e eu só pensava: tenho de comprar umas luvas, tenho de comprar umas luvas, tenho de comprar umas luvas.
  5. Se os primeiro dias de Verão causam alegria, os primeiros dias de frio em Haia causam muito mais.
  6. A palavra grega para "Bófia" corresponde a "sova". Visto que em português uma "bofa" é uma palmada, acham que pode haver alguma relação entre "bófia" e bofa", tal como na Grécia?
  7. Grécia diz-se Hellas na Grécia.
  8. Já sei muito mais coisas sobre a Grécia do que sobre a Holanda.
  9. Já mencionei que aqui está frio?

Um beijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário