quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eu sei que este não é o local priveligiado para posts deste tipo, mas o que deixo a seguir é algo que me tem... chateado a ponto de me apetecer fazer um telefonemazinho ali para os lados de Carnaxide, pedir para falar com quem manda naquilo e, já agora, mandá-lo para outro sítio (ainda) menos simpático.

A quatro dias das Europeias, RTP, SIC e TVI, seguem atentamente todas as acções de campanha de alguns partidos que concorrem ao Parlamento Europeu, bem como os seus comícios e arruadas. Sim, alguns, porque há os que ficam de fora.

Vá, o que eu estou a dizer não é bem verdade. Efectivamente a SIC tem mostrado imagens da Ilda Figueiredo em Almada (aqui com Jerónimo de Sousa), em Algés, na Amadora. Porém, acompanhar a reportagem com comentários do tipo : "Sem nada de novo para dizer, Jerónimo de Sousa recorre ao poeta António Aleixo", ou "o discurso, esse, é sempre o mesmo", ou "as reeinvendicações não trazem nada de novo" (e coloco em aspas porque foi mesmo nestes termos que a SIC se referiu às acções de campanha da CDU, sem tirar nem pôr), não é fazer um jornalismo imparcial.
Parece-me a mim, então, que a SIC anda um bocado aborrecida com o facto de ter de transmitir coisas (mas poucas) da CDU: os seus candidatos não fazem ataques ad-hominem, não centram os seus discursos em casos específicos do BPN ou do Freeport, não dizem coisas escandalosas com direito a vários dias de tempo de antena. Os candidatos CDU "dizem sempre o mesmo" porque as coisas que são realmente importantes - o trabalho, a educação, as pensões - não só continuam com os mesmos problemas, como as suas condições pioram de dia para dia.
Então a SIC resolveu abreviar as coisas, e optou por não transmitir parte alguma dos comícios, passando apenas algumas imagens, e dizendo "o discurso não apresenta nada de novo".

Estas coisas dão-me volta à barriga. Nenhum outro partido tem este tratamento, e nisso queremos estar em pé de igualdade com outros. É injusto. Não é mania da perseguição, coisa nenhuma - é só demasiado óbvio e revoltante aquilo que esta estação televisiva tem andado a fazer. E muito triste, também.

2 comentários:

  1. por acaso insinuaste no primeiro parágrafo que Carnaxide não é um sítio simpático?

    ResponderEliminar
  2. Então dizes que de facto o discurso não traz nada de novo e queixas-te que as televisões o digam?

    ResponderEliminar